topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

» Home » Eventos » Religiosos » Irmandade Açoriana do Divino Espírito Santo do S.C. Lusitânia de Toronto 1


Irmandade Açoriana do Divino Espírito Santo
do S.C. Lusitânia de Toronto

Textos de :Paulo Luís Ávila
Fotos de: Luís Melo e Paulo Luís Ávila
Adiaspora.com

Páginas: 1 2

 

Fundada em Fevereiro de 2007, a Irmandade Açoriana do Divino Espírito Santo com sede no Sport Clube Lusitânia de  Toronto, tem como Presidente Francisco Castro, Vice Presidente, Manuel Martins e Relações Públicas e o Mordomo deste ano, José Ilídio Ferreira. Pelo terceiro ano consecutivo esta Irmandade cumpriu com as suas promessas e 8 dias antes, após o jantar grátis, com os Criadores, em que estiveram presentes a equipe da RTP-A, os cantadores, Vasco Aguiar e José Fernandes, que se fizeram acompanhar dos músicos, Jonathan Silva, (actual Presidente do S.C. Lusitânia de Toronto), Artur Freitas e Danny Toste, que deambularam pelas mesas a cantar o «Pézinho». Após este jantar encontro, no dia imediato teve início a recitação do terço do Rosário de Maria, que foi participado por muitos devotos.

Herberto Gomes e Alberto Pacheco da RTP-A e o Mordomo,
José Ilídio Ferreira

Na Sexta-feira, dia 29 de Maio, do corrente ano, pelas 19 horas e após a benção da carne e do pão, foram distribuídas as pensões a todos os irmãos, pensões essas compostas por uma garrafa de vinho de litro e meio, uma posta de carne, um pão de trigo, um pão de ovos e uma rosquilha de massa sovada e, no Domingo, dia 31 do citado mês de Maio findo, houve o jantar no Salão da sede do Sport Clube Lusitânia de Toronto. Os lugares às mesas encontravam-se totalmente preenchidos com os comensais que compareceram para usufruírem do paladar requintado fornecido pelos cozinheiros, Délio e Décio Silveira, secundados por um grupo de senhoras extremamente solícitas e incansáveis.

José Fernandes e Vasco Aguiar

Antes do jantar o Mordomo José Ilídio Ferreira deu as Boas-vindas e a seguir houve a procissão no interior do salão, como a imagem documenta, enquanto alguns elementos da Banda do Senhor Santo Cristo, tocavam o Hino do Espírito Santo. Antes do jantar, que foi servido às 14h30m., o Presidente da Irmandade, Francisco Castro, pediu silêncio para pedir a Deus a benção para o alimento que iria ser servido, lembrando a alma de todos aqueles que já partiram e foi rezada em conjunto uma Avé Maria e um Pai Nosso.

Danny Toste, Artur Freitas e Jonathan Silva

As senhoras do clube e os voluntários, que sempre aparecem e sem eles não é possível um jantar como aquele ser o servido com tanta rapidez e solicitude como aquele. Primeiramente para as mesas foi trazido, o precioso néctar, porque já lá se encontrava a ornamentá-las para além dos pratos e dos talheres, um mimoso arranjo de flores a dar aquele toque de requinte indispensável em ocasiões como esta. As terrinas fumegantes com as sopas foram trazidas para as mesas e de imediata se procedeu ao seu consumo. Após a sopa, veio a carne cosida e a alcatra,  (carne assada em alguidares de barro à moda da Ilha Terceira), que estava de comer o chorar por mais o que equivale a dizer, uma autêntica delícia e sabemos ter sido do agrado de todos os presentes.

As pensões de carne

Após o repasto que foi servido gratuitamente, tiveram lugar as arrematações e o sorteio, cuja feliz contemplada foi Madalena Carreiro que àquele clube foi pela primeira vez, acompanhada do marido e da irmã do Mordomo, Fátima Lima. De refererir a presença honrosa neste jantar de Filomena Pontes, em representação da Casa do Benfica de Cranston, da Casa dos Açores da Nova Inglaterra e do Grupo Os Amigos da Terceira.

O Mordomo José Ilídio Ferreira, Manuel Martins e Francisco Castro

A terminar a função houve as «sortes» para o ano de 2010 e os irmãos das «Domingas», ficaram muito contentes com o Domingo que a sorte lhes atribuiu, porque foi tudo em honra e louvor do Divino Espírito Santo. Esta de parabéns o Mordomo e Director deste jornal, porque conseguiu que nada faltasse e tudo fosse servido a tempo e horas. Da nossa parte agradeço em meu nome e esposa o convite e formulo votos para que o Divino Espírito Santo lhe conceda todos os seus Dons.

As Associações e Clubes que se fizeram representar

 

Páginas: 1 2

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007